A "Estrela de David alongada" de Daniel Libeskind foi escolhida como a proposta vencedora da competição internacional para o Monumento Nacional Canadense do Holocausto. Selecionado dentre uma lista de seis finalistas, o monumento "Landscape of Loss, Memory and Survival" deverá ser construído em 2015 na capital canadense, Ottawa, na esquina entre as RuasWellington e Booth.
“Esculpido no solo plano dos históricos LeBreton Flats, o Monumento se destaca como um espaço silencioso e digno, protegido da autopista e do tráfego, proporcionando vistas controladas em direção ao Museu Canadense da Guerra, à paisagem circundante e ao Parlamento Canadense. O Monumento é uma "Landscape of Loss, Memory and Survival" (Paisagem de Perda, Memória e Sobrevivência) na qual uma estrela é criada por seis volumes triangulares organizados em torno de um grande espaço de encontro para cerimônias. Cada um desses volumes oferece um tema e ambiência únicos para interpretação, contemplação e expressão artística."
A equipe vencedora, apelidada “Team Lord,” foi liderada pelo planejador do Museu, Gail Lord, que trabalhou com o arquiteto Daniel Libeskind, o artista Edward Burtynsky, o paisagista Claude Cormier, e o estudioso do Holocausto, Dr. Doris Berger.
Saiba mais sobre os outros cinco finalistas aqui.
Trecho retirado da apresentação do projeto.
Referência: Govendo do Canada, The Calgary Sun